Mini
projeto - TEMA: Carnaval Educativo
Colaboradores:
Professores, direção, coordenação e demais servidores.
Publico
alvo:
Comunidade
escolar.
Período:
Fevereiro
e março
Duração:
20 dias
Local:
A quadra da escola e/ou
pátio.
OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver o tema
“carnaval” de forma interdisciplinar e inovadora, proporcionando
alegria e agitando a comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA:
Este
projeto se justifica a partir da constatação de que tanto os
alunos, quanto os professores desta instituição, estavam
necessitando de algo que os estimulassem na aplicação de atividades
motivadoras que os envolvessem prazerosamente. Aproveitando o período
de carnaval, elaboramos este projeto, com o fim de resgatar a
história e a cultura tão ricas que envolvem os folguedos
carnavalescos. Assim, respeitando a individualidade e religiosidade
da comunidade, prepararemos um grande baile de carnaval, com o
objetivo de agitar a comunidade escolar, motivando-os e
incentivando-os a participarem ativamente dos preparativos da nossa
festa carnavalesca.
OBJETIVOS:
•
Despertar no aluno o interesse e a curiosidade em relação às
Folias de Carnaval;
•
Resgatar culturas e tradições esquecidas para os mais velhos e
desconhecidas para os mais novos;
• Levar
o aluno a comparar o comportamento dos foliões do carnaval do
passado e do presente.
RECURSOS:
• CDS
com músicas carnavalescas; pesquisas na Internet; (Origem do
carnaval), T.N.T, E.V.A, canetinhas coloridas, cartolinas, papel 40,
gliter, imagens do carnaval, régua, lápis de cor, micro-sister,
caixa de som, data show, jornais, revistas, papeis coloridos, papel
laminado, ETC...
DESENVOLVIMENTO DAS
ATIVIDADES
- Formação de blocos (por turmas e cores);
- Definição de pelo menos dois lideres por bloco;
- Criação da bandeira com o slogan do bloco;
- Criação do nome do bloco;
- Apresentação da rainha do bloco;
- Criação de uma paródia baseada em machinhas ou ritmo carnavalesco;
- Confeccionar faixas, cartazes, mural,... Frases e ou ilustrações de alertas no carnaval. Como: drogas, álcool, violência, prostituição...;
- Confecção de máscaras com seu respectivo histórico;
- Arrecadação de alimentos, roupas e calçados para um carnaval solidário;
- Ornamentação da escola com adereços carnavalescos ( coordenadores de sala e alunos);
- Pintura das salas de aula (colaboração funcionários)
CULMINÂNCIA:
-Baile com fantasias e mascaras;
-apresentação dos trabalhos realizados em sala;
Dia: 03/03/2011
Horário: 1º, 2º e 3º turno.
PROFESSOR CORDENADOR DE TURMA:
1º TURNO | ||
TURMAS | PROFESSORES | CORES |
1º ANO A /B | Gardênia e Josiléia | Azul |
2º E 3ºANO A | Luciane e Alexandra | Branco |
4º E 5º ANO A | Francisca e Josiane | Rosa |
5ª A | Ana Célia | Verde |
6ª A | Luzia | Vermelha |
6ª B | Joyce | Laranja |
7ª A | Edmara | Amarela |
8ª A | Joab | Roxo/lilás |
2º TURNO | ||
TURMAS | PROFESSORES | CORES |
1º e 2º ANO B | Luciane/Alexandra | Azul |
3ºANO B | Josiléia | Verde |
4º E 5º ANO B | Daniele/Manoel | Laranja |
4º E 5º ANO C | Ana Paula/Francisca | Lilás |
5ª B | Rose | Preto |
6ª C | Andersonei | Branco |
7ª B | Joab/Monica | Vermelho |
8ª B | Ana Celia | Rosa |
3º TURNO | ||
TURMAS | PROFESSORES | CORES |
5ª C | Leandro/Mônica | Vermelho |
6ª D | Isiany | Verde |
7ª C | Inês/Joseane | Amarela |
7ª D | Inês | Roxa/lilás |
8ª C | Joseane | Preto |
8ª D | Mônica | Rosa |
PROFESSORES DE
APOIO:
- ROBERTA
- ANGELO
- MARCIOMANOEL
- LUIS
- VALFLIDA.
HISTÓRICO
CARNAVAL
O carnaval é considerado uma das festas populares mais
animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo
português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras,
água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a
quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este
sentido permanece até os dias de hoje no carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi
influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em
países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de
desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.
Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram
incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os
primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos".
Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos
XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos,
desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros
alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez
mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das
marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez
mais animado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário