Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Projeto Carnaval Educativo e Solidário

E.M.E.F. JOÃO PRUDÊNCIO DE BRITO
Mini projeto - TEMA: Carnaval Educativo
Colaboradores:
Professores, direção, coordenação e demais servidores.
Publico alvo:
Comunidade escolar.
Período:
Fevereiro e março
Duração:
20 dias
Local:
A quadra da escola e/ou pátio.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o tema “carnaval” de forma interdisciplinar e inovadora, proporcionando alegria e agitando a comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto se justifica a partir da constatação de que tanto os alunos, quanto os professores desta instituição, estavam necessitando de algo que os estimulassem na aplicação de atividades motivadoras que os envolvessem prazerosamente. Aproveitando o período de carnaval, elaboramos este projeto, com o fim de resgatar a história e a cultura tão ricas que envolvem os folguedos carnavalescos. Assim, respeitando a individualidade e religiosidade da comunidade, prepararemos um grande baile de carnaval, com o objetivo de agitar a comunidade escolar, motivando-os e incentivando-os a participarem ativamente dos preparativos da nossa festa carnavalesca.
OBJETIVOS:
• Despertar no aluno o interesse e a curiosidade em relação às Folias de Carnaval;
• Resgatar culturas e tradições esquecidas para os mais velhos e desconhecidas para os mais novos;
• Levar o aluno a comparar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do presente.
RECURSOS:
• CDS com músicas carnavalescas; pesquisas na Internet; (Origem do carnaval), T.N.T, E.V.A, canetinhas coloridas, cartolinas, papel 40, gliter, imagens do carnaval, régua, lápis de cor, micro-sister, caixa de som, data show, jornais, revistas, papeis coloridos, papel laminado, ETC...
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
  • Formação de blocos (por turmas e cores);
  • Definição de pelo menos dois lideres por bloco;
  • Criação da bandeira com o slogan do bloco;
  • Criação do nome do bloco;
  • Apresentação da rainha do bloco;
  • Criação de uma paródia baseada em machinhas ou ritmo carnavalesco;
  • Confeccionar faixas, cartazes, mural,... Frases e ou ilustrações de alertas no carnaval. Como: drogas, álcool, violência, prostituição...;
  • Confecção de máscaras com seu respectivo histórico;
  • Arrecadação de alimentos, roupas e calçados para um carnaval solidário;
  • Ornamentação da escola com adereços carnavalescos ( coordenadores de sala e alunos);
  • Pintura das salas de aula (colaboração funcionários)
CULMINÂNCIA:
-Baile com fantasias e mascaras;
-apresentação dos trabalhos realizados em sala;
Dia: 03/03/2011
Horário: 1º, 2º e 3º turno.
PROFESSOR CORDENADOR DE TURMA:
TURNO
TURMAS
PROFESSORES
CORES
1º ANO A /B
Gardênia e Josiléia
Azul
2º E 3ºANO A
Luciane e Alexandra
Branco
4º E 5º ANO A
Francisca e Josiane
Rosa
5ª A
Ana Célia
Verde
6ª A
Luzia
Vermelha
6ª B
Joyce
Laranja
7ª A
Edmara
Amarela
8ª A
Joab
Roxo/lilás
TURNO
TURMAS
PROFESSORES
CORES
1º e 2º ANO B
Luciane/Alexandra
Azul
3ºANO B
Josiléia
Verde
4º E 5º ANO B
Daniele/Manoel
Laranja
4º E 5º ANO C
Ana Paula/Francisca
Lilás
5ª B
Rose
Preto
6ª C
Andersonei
Branco
7ª B
Joab/Monica
Vermelho
8ª B
Ana Celia
Rosa
TURNO
TURMAS
PROFESSORES
CORES
5ª C
Leandro/Mônica
Vermelho
6ª D
Isiany
Verde
7ª C
Inês/Joseane
Amarela
7ª D
Inês
Roxa/lilás
8ª C
Joseane
Preto
8ª D
Mônica
Rosa
PROFESSORES DE APOIO:
  • ROBERTA
  • ANGELO
  • MARCIO
    MANOEL
  • LUIS
  • VALFLIDA.
HISTÓRICO CARNAVAL
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário