O trabalho com memórias que o Escrevendo o Futuro propõe para as escolas
procura resgatar, por meio do encontro com as memórias de pessoas mais
velhas, a história da comunidade onde essas pessoas vivem.
O
trabalho com lembranças oferece um meio eficiente de vincular o ambiente
em que as crianças vivem a um passado mais amplo e alcançar uma
percepção viva do passado, o qual passa a ser não somente conhecido, mas
sentido pessoalmente. Por isso, o trabalho com a memória da comunidade
não pode se restringir à recuperação de um passado morto e enterrado
dentro de uma abordagem pitoresca ou nostálgica, como se só o que já
passou fosse bom e tivesse valor. Trata-se, antes, de resgatar memórias
vivas das pessoas mais velhas que, passadas continuamente às gerações
mais novas pelas palavras, pelos gestos, pelo sentimento de comunidade
de destino, ligam os moradores de um lugar.
Recuperar essa
história, entre outras coisas, estimula professores e alunos a se
tornarem companheiros de trabalho, permite mostrar o valor de pessoas
que vêm da maioria desconhecida do povo, traz a história para dentro da
comunidade ao mesmo tempo em que extrai história de dentro dela,
propicia o contato entre gerações e pode gerar um sentimento de
pertencer ao lugar onde se vive, contribuindo para a formação de seres
humanos mais completos e para a constituição da cidadania.
Os processos da memória
Em
nosso cotidiano, quando acionamos a memória, estamos sempre fazendo uma
relação entre o que está acontecendo agora e o que já aconteceu. Ou
seja, a memória do que já aconteceu está sempre presente no que está
acontecendo. São exemplos desse fato: lembrar-se do que não tem no
armário da cozinha para ir fazer compras no supermercado, lembrar-se do
itinerário para ir a algum lugar, lembrar-se do que já está feito em
nosso trabalho para começar uma outra etapa, etc. Há outras situações em
que a memória surge por meio de perguntas que fazemos ou que fazem para
nós e que nos remetem ao passado. Em outros momentos, a memória é
despertada por um objeto, um cheiro, uma situação. Ao utilizar a
memória, sempre fazemos um jogo do "agora" com o "ontem", do "aqui" com o
"lá".
Escrever memórias
Rememorar pode ser algo
corriqueiro, que fazemos sem sentir ou pensar. Há momentos, porém, em
que nossas memórias são provocadas por situações de comunicação mais
formais, como em uma entrevista, por exemplo, em um depoimento que se dá
sobre um fato que atingiu a comunidade. A linguagem que usamos nessas
situações, ou seja, os gêneros utilizados para rememorar, também são
mais formais. São exemplos: a escrita de um relatório de trabalho, de um
currículo, de um questionário a ser respondido numa consulta médica, a
escrita de uma biografia ou de um livro de memórias literárias.
O gênero memórias literárias
Memórias
literárias são textos produzidos por escritores que dominam o ato de
escrever como arte e revivem uma época por meio de suas lembranças
pessoais. Esses escritores são, em geral, convidados por editoras para
narrar suas memórias de um modo literário, isto é, buscando despertar
emoções estéticas no leitor, procurando levá-lo a compartilhar suas
lembranças de uma forma vívida. Para isso, os autores usam a língua com
liberdade e beleza, preferindo o sentido figurativo das palavras, entre
outras coisas. Nessa situação de produção, própria do gênero memórias
literárias, temos alguns componentes fundamentais:
• um escritor capaz de narrar suas memórias de um modo poético, literário;
• um editor disposto a publicar essas memórias;
•
leitores que buscam um encontro emocionante com o passado narrado pelo
autor, com uma determinada época, com os fatos marcantes que nela
ocorreram e com o modo como esses fatos são interpretados artisticamente
pelo escritor.
A situação de comunicação na qual o gênero memórias
literárias é produzido marca o texto. O autor escreve com a consciência
de que precisa encantar o leitor com seu relato e que precisa atender a
certas exigências do editor, como número de páginas, tipo de linguagem
(mais ou menos sofisticada, por exemplo, dependendo da clientela que o
editor procura atingir).
O escritor de memórias literárias
O
escritor de memórias literárias tem a capacidade de recuperar suas
experiências de vida, verbalizando-as por meio de uma linguagem na qual é
autoridade. Mais do que lembrar o passado em que viveu, o memorialista
narra sua história, desdobrando-se em autor e narrador-personagem. São
exemplos de autores que escreveram suas memórias Gabriel Garcia Marques e
Zélia Gattai, só para citar dois mais recentes.
À medida que
escreve seu texto, o escritor-autor-narrador organiza as vivências
rememoradas e as interpreta, usando uma linguagem específica - a
literária. Nas memórias literárias, o que é contado não é a realidade
exata. A realidade dá sustentação ao texto escrito, mas esse texto é
constituído, também, por uma certa dose de inventividade. Por um lado,
as memórias literárias se aproximam dos textos históricos quando narram a
realidade vivida; por outro lado, aproximam-se do romance porque
resultam de um trabalho literário.
Como já se disse acima, ao
escrever suas memórias, o autor se desdobra em narrador e personagem,
num jogo literário muito sutil, narrando os fatos de uma época,
olhando-a do ponto de vista de observador geral dos momentos que narra,
mas também olhando para si mesmo como personagem que viveu os
acontecimentos narrados, recriados pelas lembranças suas e dos outros. É
possível reconhecer quando o autor se coloca como narrador das memórias
pelo uso da primeira pessoa: "eu me lembro", "vivi numa época que...".
Podemos reconhecer o narrador-personagem nas memórias quando o autor
descreve suas sensações e emoções narrando fatos dos quais ele é o
centro, mas que envolvem outros personagens das memórias. Veja os
exemplos, retirados de "Viver para contar", de Gabriel Garcia Márquez:
"Minha mãe disse assim: `Que bom que você ficou amigo de seu pai.'" e "O
zelador riu da minha inocência". Quando é narrador, o autor fala das
lembranças como um todo; quando é narrador-personagem, fala de si,
muitas vezes pela voz de outros personagens que evoca.
Como, ao
utilizar a memória, sempre se faz um jogo do "agora" com o "ontem", do
"aqui" com o "lá", o texto narrado ficará marcado por esse vai e vem,
com uma contínua comparação do passado com o presente. Uma vez que o
autor lembra, ele usa verbos que expressam o ato de lembrar para mostrar
esse vai-e-vem da memória: "rememorar", "reviver", "rever". Esses
verbos são usados, ora no presente ("Eu me lembro..."), ora no pretérito
("Eutásia lavava e passava minhas roupas..."). Usa pronomes possessivos
ou oblíquos da primeira pessoa: "Minha casa naquela época...", "Meu avô
que era carpinteiro...", "Lembro-me com saudade...", "Fizeram-me jurar
que...". O autor, por exemplo, retoma palavras utilizadas na época
evocada (vitrola, flertar), usa expressões que ajudam a localizar o
leitor no momento em que os fatos ocorreram ("Naquele tempo", "Em
1942"). Além disso, ele traz para o texto falas, vozes de outras
personagens ("D. Mariquinha dizia que moça de família não devia se
pintar"), muitas vezes em forma de diálogos que movimentam e animam o
texto.
fonte: http://katiaescolas.blogspot.com.br/2010/03/o-genero-memorias-literarias-memorias-e.html
weverton e juliana
ResponderExcluirserie:8 d
turno:tarde
Janela ao sol. Estico o pescoço com dificuldades e olho para fora. Pessoas apressadas, buzinas, olhares fugidios.
Ouço vozes, muitas. Desconexas, sem fim nem começo.
Sinto cheiros estranhos. Não há mais o que se provar. Não há mais gostos, apenas releituras bizarras. Fedor.
Os toques são sempre involuntários. Esbarros. Ninguém teve a intenção. O emaranhado das relações parece mais novelos de lã embaraçados. Ninguém sabe onde tudo começa.
Estou cansado, minha vista dói. Não suporto mais essa confusão.
Encolho o pescoço, fecho a janela, olho para o quarto. O espelho no fundo revela-me. Descubro, então, que eu estava dentro de mim.
um rapaz se apaixona por uma garota,mas naõ tem coragem de falar.um dia ele decide mandar uma mensagem,contando tudo a ela...ele digita 'eu te amo' e a seguir aperta enviar ;chega um sms para ele ;mais nervoso ;o rapaz decide ler a msg so dia seguinte e vai dormir .no outro dia ele acorda acorda e fica chocado pois a mensagem dizia 'vc nao possui ;saldo suficiente para enviar esta mensagem;kkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirALUNAS:Gardenya e Jocielle
ResponderExcluirSERIE:8 TURMA:D
##*HÀ ALGUM TEMPO*##
Há algum tempo, foi publicada, num caderno de cultura e variedades de um grande jornal catarinense, uma matéria sobre a crônica. Nela, alguns escritores davam a sua opinião sobre a importância do gênero dentro da nossa literatura. A maioria deles classificou a crônica como um gênero menor, instantâneo e efêmero, sem sobrevida. Apenas dois a consideraram um gênero que pode ser rico e que pode perdurar, ser universal e perene. Eu prefiro aliar-me a estes últimos e penso que não estamos sós, pois a publicação de livros de crônicas tem aumentado, nos últimos tempos e o gênero tem conquistado novos leitores.
Bons exemplos disso são os livros “Crônicas Andarilhas”, de Enéas Athanazio e “Histórias d´Além Mar”, de Urda Alice Klueger, dois dos mais importantes escritores vivos de Santa Catarina.
##Bjos..
não quero me indentificar,mais to enjuriado de tanta sujeira nos benheiros,tanto pela parte dos alunos, a falta de água na escola e irritante a falta de copetencia das autoridade deessa mreda de lugar,se falta água,energia életrica ou professor,muito dificil de acontecer,poxa meu tem que liberar.
ResponderExcluirmais a escola tem seus pontos positivos como o bom ensinio que os professores nos passa.
o respeito entre aluno e autoridades competentes
com muito orgulho yuri favacho 8ª D
Janela ao sol. Estico o pescoço com dificuldades e olho para fora. Pessoas apressadas, buzinas, olhares fugidios.
ResponderExcluirOuço vozes, muitas. Desconexas, sem fim nem começo.
Sinto cheiros estranhos. Não há mais o que se provar. Não há mais gostos, apenas releituras bizarras. Fedor.
Os toques são sempre involuntários. Esbarros. Ninguém teve a intenção. O emaranhado das relações parece mais novelos de lã embaraçados. Ninguém sabe onde tudo começa.
Estou cansado, minha vista dói. Não suporto mais essa confusão.
Encolho o pescoço, fecho a janela, olho para o quarto. O espelho no fundo revela-me. Descubro, então, que eu estava dentro de mim.
By: sarah Santos